Palavra do Comandante Geral

Na última sexta-feira, a Polícia Militar da Bahia realizou a formatura de mais 106 aspirantes-a-oficiais, futuros gestores da segurança pública em nosso estado. Em reconhecimento ao esforço e dedicação dos novos aspirantes, publico aqui a mensagem em homenagem nesses que são a nova esperança da PMBA:

"Meus caros formandos!

Neste templo do conhecimento vocês viveram três anos de profícuos e intensos estudos. Agora, que concluíram essa tarefa, podem ser apresentados à comunidade como Oficial de uma Milícia de Bravos. Na Academia, dedicaram-se às ciências da segurança pública, a fim de laborarem na nobre jornada que se avizinha.

Ensinaram-lhes os mestres e orientadores que a justiça é a maior das virtudes. De igual forma, disseram-lhes que a coragem sustenta e ampara as nossas ações.

À medida que avançavam os dias os conhecimentos foram construídos, sedimentados e fortalecidos; agora, enfim, desembainham com honra as suas espadas, jurando, perante o pavilhão nacional, suas famílias, entes queridos e a sua comunidade, que estão prontos para servi-los, mesmo com o risco da própria vida.

Aprenderam, também, que a segurança pública passa por uma revisão de práticas, conceitos e atitudes. Nesse novo olhar, precisamos entender que somos instrumentos de harmonização social, pois a Polícia Militar da Bahia foi criada com o propósito primordial e inadiável de servir ao cidadão.

Daqui a alguns dias vocês estarão nas unidades operacionais exercendo as suas funções. Saibam que estamos desenvolvendo grandes esforços para combater a prática do homicídio, pois, qualquer que seja ele, é o fato mais importante para a Polícia Militar. E vocês, desde já, estão comprometidos em vencer esse desafio, pois reduzir o homicídio é palavra de ordem na política de segurança pública da Bahia.

Para atuarem nessa causa, sei que aplicarão os meios que lhes serão disponibilizados como os novos veículos, coletes balísticos, armamentos e demais equipamentos de segurança. Vão contar, além dos mais antigos e experientes policiais militares, com o apoio dos mais de cinco mil novos soldados, dentre eles, dois mil estão a estagiar nas diversas ruas e logradouros de todo o Estado.

É de honestidade alertar, neste ato solene, para o cuidado com a segurança nas áreas mais carentes, pois os nossos cidadãos menos abastados merecem altíssimo respeito do seu governo e da sua polícia. É a partir da função de aspirante que o Oficial passa a compreender, de maneira prática, que a manutenção da ordem depende do perfeito controle e acompanhamento dos serviços e determinações.

Enfatizem a necessidade de estabelecermos objetivos mais claros em nossos programas e ações, definindo, sobretudo, áreas prioritárias e sensíveis de atuação, conjugando os nossos esforços com os dos outros órgãos de segurança, principalmente as coirmãs polícias Civil, Técnica e Federal.

Ao chegarem às suas novas unidades levem consigo as lições aqui aprendidas, compartilhando, com os companheiros que lá encontrarão, dos nossos pilares fundamentais e existenciais da hierarquia e da disciplina, o estrito cumprimento das normas pátrias, os ideais de simplicidade e austeridade, da nobreza de caráter, do sentimento de classe e dos nossos mais elevados valores e princípios.

Muito cuidado com as armadilhas porventura interpostas pelos insensatos e ardilosos. Trilhem pelas veredas da sabedoria e da verdade. Acolham e socorram, em completo desprendimento e sublime compaixão, os desamparados e necessitados, lembrando que um dia poderemos estar no lugar deles.

É com muito carinho e orgulho, estimados filhos da minha amada Polícia Militar da Bahia, que os vejo caminhar decididamente em direção ao futuro e, rogo a Deus, que esse futuro lhes seja brando, longo e pleno de êxitos e alegrias.

Vão em paz...

Muito obrigado!"


Nilton Régis Mascarenhas - Cel PM
Comandante Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário